Tráfego Pago para E-commerce – Planejamento Estratégico
Tráfego Pago para E-commerce – Planejamento Completo
Nesse guia você vai aprender o passo a passo de um sólido de planejamento de tráfego pago para e-commerce.
Vamos passar por todas as etapas necessárias para construir campanhas bem-sucedidas para e-commerce. Então, se você quer aprender a como planejar e executar suas campanhas de tráfego pago para e-commerce, não deixe de ler esse artigo completo
Vamos abordar os seguintes passos:
Planejamento de Tráfego Pago Para E-commerce
- Pesquisa e Benchmarking
- Definição de Objetivos e Metas
- Estratégias de Tráfego Pago
- Táticas de Tráfego Pago para E-commerce
- Ações de Tráfego Pago para E-commerce
- Acompanhamento de Resultados
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Planejamento de Tráfego Pago para E-commerce
É extremamente tentador sair abrindo ferramentas de tráfego pago e sair subindo campanhas e geralmente essa é a receita para perder dinheiro. Por isso, preparamos um plano detalhado com os passos e processos que vão te guiar a um plano de tráfego pago de sucesso.
A primeira etapa que na construção do seu planejamento de tráfego pago para e-commerce é a pesquisa.
Vamos construir um plano que você pode aplicar a sua realidade, por isso, vamos trabalhar com o case de uma empresa que vende produtos para cuidados com a barba. Essa empresa possui como principal canal de vendas o e-commerce, por isso, estratégias de tráfego pago fazem todo sentido para ela.
Além disso, eles vão iniciar focando em um Kit para Barba, assim podem aumentar o Ticket Médio. Esse kit, e composto por 3 ítens e custa 208 reais.
Etapa 01 – Análise da Situação, Pesquisa de Mercado e Benchmarking
Nessa etapa nós precisamos:
- Pesquisar o mercado
- Analisar a situação atual do negócio
- Analisar os concorrentes
- Construir nossa matriz swot
Realize suas pesquisas utilizando ferramentas como:
Com essas ferramentas você terá uma excelente combinação de recursos para fazer pesquisas, análise de cenário e benchmarking.
Além disso, você pode e deve usar ferramentas de inteligência artificial para entender melhor: Mercado, Públicos-Alvo e até desenvolver suas personas.
Por exemplo, vamos usar o Keywod Planner para entender melhor como estão os termos de busca relacionados aos nossos produtos.
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Planejador de Palavras Chaves – Keyword Planner
Vamos usar o planejador de palavras-chave do Google para pesquisar por exemplo termos como: “Kit para Barba”, assim vamos entender melhor como está concorrência para essa palavra tão importante para um e-commerce de produtos para barba.
Passo 1: Acessar o Google Ads
Primeiramente, faça login no Google Ads: Acesse ads.google.com e efetue login com sua conta do Google.
Em seguida, acesse o Keyword Planner: No menu superior, clique em “Ferramentas e Configurações” (ícone de chave inglesa) e, então, selecione “Planejador de Palavras-chave” na seção “Planejamento”.
Passo 2: Usar o Keyword Planner
Agora, escolha uma opção: Você verá duas opções principais:
Descobrir novas palavras-chave: Para encontrar palavras-chave relacionadas.
Ver volume de pesquisa e previsões: Para obter dados sobre palavras-chave específicas.
Portanto, selecione “Descobrir novas palavras-chave”: Clique nesta opção para buscar ideias de palavras-chave relacionadas ao seu termo.
Passo 3: Pesquisar o Termo
Em seguida, insira o termo “kit para barba”: No campo de pesquisa, digite “kit para barba” e clique em “Começar”.
Depois disso, analise os resultados: O Keyword Planner irá gerar uma lista de palavras-chave relacionadas, mostrando:Volume de pesquisa médio mensal.
Nível de concorrência.
Lance sugerido para anúncios.
3.1 Previões e Estimativas de Custos
Outra coisa que você pode fazer com o Google Ads é obter algumas estimativas e previões:
Passo 4: Refinar e Exportar Dados
Posteriormente, filtre os resultados: Use filtros para ajustar os resultados conforme necessário, como localização geográfica ou idioma.
Finalmente, exporte os dados: Caso deseje analisar os dados em outra plataforma, clique em “Baixar” no canto superior direito para exportar os resultados em formato CSV.
Esses são exemplos do que é possível fazer com essa ferramenta, as possibilidades são muito maiores, por isso não deixe de explorar a ferramenta por completo.
Ainda na etapa 01 no nosso planejamento de tráfego pago para e-commerce: Pesquisa, Análise e Benchmarkting
Podemos usar o GTMetrics para entender como nosso e-commerce está em relação aos concorrentes:
Acima, você um comparativo de performance entre dois e-commerces do mesmo segmento: Produtos para Barba. A partir dele você pode obter insights valiosos e pontos de melhoria. Afinal, para fazer tráfego pago para e-commerce, você precisa fazer uma análise completa do seu mecanismo de vendas.
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Não deixe de explorar as outras ferramentas de pesquisa e analise, se fizermos o passo a passo de cada uma aqui, o artigo vai ficar muito extenso. Porém uma pesquisa minuciosa é extremamente importante para um plano de tráfego pago para e-commerce, então, invista tempo e dedicação nessa etapa.
Etapa 02 – Definição de Metas e KPI’s para Campanhas de Tráfego para E-commerce
Nessa etapa, precisamos definir quais são nossas metas e quais serão os KPI’s para acompanharmos o sucesso das estratégias. Como exemplo, vamos usar o MÉTODO SMART para a definição de metas inteligentes.
Na etapa de pesquisa e análise de cenário, o cliente do e-commerce de produtos para barba, nos informou que atualmente, eles têm:
- Faturamento bruto de R$30.000,00.
Nós usamos o google analytics e descobrimos que eles possuem:
- Custo Por Sessão de R$1,49
- Taxa de conversão de 1,6%
- Custo por aquisição de R$89,00
A meta que o fundador do e-commerce de produtos de barba nos passou é:
- Aumentar o faturamento em 20% no próximo trimestre
Para o próximo mês, nossa meta é aumentar o faturamento em 20% com o aumento de investimentos em mídia de 10%, como essas métricas precisam ser otimizadas para batermos a meta? Mais a frente, iremos desenvolver as estruturas de campanhas e as devidas otimizações para alcançamos nossas metas SMART.
Etapa 03 – Estratégias de Tráfego Pago para E-commerce
Nessa etapa, vamos definir quais estratégias do mix de marketing utilizaremos. No nosso caso, a estratégia será de mídia paga, mais precisamente tráfego pago para e-commerce, porém, em um plano mais robusto, poderíamos usar um mix de estratégias de marketing, como por exemplo:
- Mídia Paga (Tráfego Pago)
- Marketing de Conteúdo
- Social Media
- SEO
- Inbound Marketing
- E-mail Marketing
- Tráfego Orgânico e etc.
Canais Estratégicos de Marketing para E-commerce
Para o nosso estudo de caso, vamos usar como fonte de tráfego pago o ecossistema da Meta, que vai envolver Facebook e Instragram.
Porém assim como no caso do mix de marketing que mencionei anteriormente, no caso dos canais, se fossemos utilizar um plano mais robusto, também teríamos uma variedade de canais para trabalhar, como por exemplo:
- Youtube
- Tiktok
- X
- Pinterest e etc.
Etapa 04 – Táticas de Tráfego Pago para E-commerce
Com base na análise de cenários e nas metas, podemos abordar as melhores estratégias de tráfego pago para e-commerce e alcançar as metas estabelecidas.
Nosso orçamento disponível para investimento nas campanhas de tráfego é de R$4.000,00.
Com esse orçamento vamos trabalhar da seguinte maneira:
- 80% da Verba Mídia Focada em Conversão (Nesse caso, conversão quer dizer vendas). Vamos Dividir esse orçamento entre públicos frios e quentes.
- 20% da Verba Focada em Aquisição e Engajamento (Novos Usuários).
Divisão da verba de tráfego pago para E-commerce
Vamos ver um exemplo de como vamos dividir a verba para as campanhas de tráfego pago para o e-commerce do nosso cliente:
Exemplo de Estrutura de Campanha de Tráfego Pago para E-commerce
No exemplo abaixo nós temos uma estrutura para alocar parte da verba, nesse caso, para o público quente (RMKT), utilizaremos 30% do orçamento que temos disponível para conversão.
Não vamos cobrir nesse artigo mas é fundamental em um projeto de tráfego pago para e-commerce:
- Pesquisa e Desenvolvimento de Persona
- Mapeamento da Jornada de Compra
- Ux – Análise do Mecanismo de Vendas
- Gross Margin
- Estudo de CAC e LTV
- Data Science
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Etapa 05 – Ações de Tráfego Pago para E-commerce
Esse é o momento de efetivamente abrir as ferramentas e colocar a mão na massa!
Nessa etapa de execução de tráfego pago para e-commerce, é importante definir quem faz o que e como. Por isso é importante definir quem serão os responsáveis cada etapa, como por exemplo:
- Copy
- Criativos
- Peças para Mídias Sociais
- Execução das campanhas de tráfego.
Nessa etapa também é importante termos claro as ferramentas para gerenciamento do projeto (Definição de produção de peças, desenvolvimento de campanhas, data de lançamento, tempo no ar).
Importante lembrar: Se por exemplo, o designer atrasar a entrega dos criativos, todo o projeto pode ser prejudicado, por isso as datas para as entregas de cada membro da equipe precisam estar estabelecidas no planejamento das ações de tráfego pago.
Na etapa anterior vimos as estruturas das campanhas de tráfego pago para e-commerce que podemos usar nesse projeto de exemplo. Então agora vamos ver como ficaria uma das estruturas na pratica na Meta Ads.
05.1 Tráfego Pago para E-commerce – Como Fazer
Nesse exemplo prático vamos ver um passo a passo para fazer uma campanha tráfego pago para públicos quentes.
01 – Criando um campanha de tráfego pago para e-commerce
Abra o seu gerenciador de anúncios acessando https://adsmanager.facebook.com e clique em “Criar”
02 – Definindo objetivos de campanha
Na etapa seguinte, nós precisamos escolher o objetivo de campanha. Nosso objetivo com essa campanha é vender, por isso vamos selecionar “Vendas” e na sequência clicar em “Continuar”.
03 – Configuração da campanha
O próximo passo é escolher a configuração de campanha, no nosso caso, vamos usar a configuração “manual” porque vamos forçar a entrega dos anúncios apenas para pessoas que já tiveram algum contato com a marca.
04 – Orçamento da Camapnha de Tráfego Pago
Na sequência damos o nome da nossa campanha, e mais abaixo iremos adicionamos o orçamento a ser usado. Na estrutura que desenhamos anteriormente para públicos quentes, temos R$960,00 para usar, como vamos trabalhar com orçamento diário, teremos R$32,00 por dia.
05 – Conjunto de anúncios
Chegamos na etapa do conjunto de anúncios, na parte de cima da página, definimos o nome do conjunto de anúncios, a meta de desempenho e nosso evento de conversão, que nesse caso é “Compra”.
06 – Programação
Nessa parte definimos a programação, que no nosso exemplo são por 30 dias.
07 – Opções originais de público
Chegamos numa etapa de extrema importância, por isso muita atenção. Aqui vamos definir os públicos que receberão nossos anúncios. Observe na imagem abaixo que precisamos clicar em “Mudar para as opções originais de público”.
08 – Seleção de público quente para campanha de tráfego pago para e-commerce
Em seguida podemos escolher nossos públicos personalizados. Nesse exemplo iremos usar o público de pessoas que adcionaram produtos ao carrinho nos últimos 90 dias, e excluir as pessoas que compraram nos últimos 14 dias.
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Nós configuramos o nosso conjunto de anúncios e fizemos as devidas segmentações para alcançar um público extremamente quente, que é formado por pessoas que adicionaram produtos ao carrinho, como vamos usar posicionamentos automáticos, essa etapa está concluída. Então podemos clicar em avançar e passar para etapa dos anúncios.
10 – Criação dos anúncios
Em primeiro lugar, vamos dar um nome para o nosso anúncio:
Perceba que, vamos nos comunicar com público quente, nesse caso pessoas que já adicionaram produtos ao carrinho e por isso estão muito interessadas, porém, esse público não finalizou a compra. Nesse caso vamos fazer um anúncio com que vai exibir um cupom de 15% de desconto para conseguirmos finalizar mais compras.
11 – Fonte e formato do criativo
Nas proximas etapas vamos escolher:
- Configuração de anúncio -> Criar anúncio
- Fonte de criativo -> Carregamento manual
- Formato -> Imagem única
12 – Selecionando o criativo
Nessa etapa vamos selecionar o criativo e adicionar as copies, aqui vamos fazer apenas um exemplo, mas lembre-se que essas etapas já devem estar prontas previamente como detalhamos no plano, tanto copies, quanto criativos. Esses dois elementos são fundamentais para o sucesso das suas campanhas de tráfego pago para e-commerce, por isso invista tempo nessas etapas.
Clique em adicionar mídia para subir sua imagem única.
13 – Adicionando o Link
Por fim iremos adicionar o link da página para onde queremos enviar todo o tráfego da nossa campanha. Como estamos falando de públicos quentes, uma boa ideia poderia ser adicionar o link de uma página que exibe os produtos mais vendidos.
Observações importantes:
Aqui apesar de ser um tutorial baseado na realidade, não iremos conseguir abordar todas as possibilidades que teríamos, como por exemplo:
- Usar anúncios de catálogo para exbir anúncios personalizados
- Variedade de criativos (Diversos cirativos de imagem e vídeos)
- Diversidade de formatos: Imagem única, Carrossel, Vídeo, Catálogo, Vitrine etc.
- Diversidade de Posicionamentos: Feed, Reels, Stories etc.
- Variedade de Copies
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Etapa 06 – Acompanhamento dos Resultados das Campanhas de Tráfego Pago para E-commerce
Nessa etapa precisamos ter claro como vamos controlar o sucesso do planejamento e por isso temos que definir:
- Quais serão os processos de gerenciamento de desempenho?
- Monitoramento dos OKR’s e KPI’s.
- Quais ferramentas de análise usaremos para monitorar a execução do planejamento de tráfego pago para e-commerce?
A frequência com que você escolhe relatar seus KPIs varia de acordo com cada KPI. Alguns KPIs serão medidos e monitorados diariamente, enquanto outros serão reportados mensalmente ou trimestralmente. Os KPIs devem ser um indicador importante do sucesso da sua estratégia de marketing. Eles fornecem uma indicação do desempenho de seu conteúdo e de suas campanhas.
Por exemplo, KPIs como o número de visitas ao site podem determinar se o tipo de conteúdo está atraindo o público certo.
Exemplos de KPI’S -> CTR, N de acessos do site, Custo por Aquisição, Custo por ação, Custo por conversão em vendas, ROAS etc.
Outros pontos de extrema importância para o acompanhamento das suas ações tráfego pago para e-commerce:
- Quem está coletando os Dados?
- Como estão sendo coletados?
- Como os dados serão apresentados?
- Com que frequência haverá a apresentam dos relatórios?
- Quais ferramentas serão utilizadas para o acompanhamento? Google Analytics, Facebook Ads e Google Ads (Relatórios Separados ou Ferramentas que podem unir as fontes de dados?).
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